domingo, 4 de julho de 2010

A Independência dos Países Americanos

              Entre os séculos XVIII e XIX, o Absolutismo e as práticas mercantilistas desmoronaram em quase toda a Europa ocidental. Era o prenúncio de uma novo tempo, caracterizado pela produção industrial, pelo livre comécio e pela igualdade de direitos.
              Esses ares de renovação não tardariam a se espalhar por todo o mundo. Na América, começaram a soprar em 1776, quando os colonos ingleses da América do Norte colocaram fim ao domínio colonial. Com isso, abriram um caminho que seria rapidamente trilhado por colonos de outras partes do continente.
              Os primeiros a tomar esse rumo foram os habitantes da colônia francesa de São Domingos, na Améria Central. Nessa região, cuja maioria da populão era formada por pessoas de origens africana, teve início um dos movimentos de independância mais radicais de toda a América, que resultaria na formação do Haiti.
            Os colonos espanhóis, por sua vez, começariam a conquistar sua independência no início do século XIX. O vasto território controlado pelos  espanhóis se fragmentaria então em vários peíses. A domínio colonial apenas em 1822.


1. A Causa Estrutural da Crise do Sistema Colonial Ibérico
  • O Sistema Colonial Ibérico entrou em grave crise, provocada pelo desenvolvimento do Capitalismo Industrial, que não permitia as barreiras do monopólio comercial e a continuidade do regime de trabalho escravo.
2. A Independência das Colônias Espanholas da América
  • Revoltas Nacionalistas: os diversos países da América alcançaram sua independência por meio de diversas revoltas no período de 1810 a 1828. Simón Bolívar e San Martin foram os principais líderes dessas revoltas, principalmente na América do Sul.
  • Apoio da Inglaterra e dos Estados Unidos: desenvolvendo a industrialização, a Inglaterra apoiou a independência latino-americana, tendo interesse em expandir seu Mercado Consumidor de produtos industrializados. Com a Doutrina Monroe(a América para os americanos), os Estados Unidos já revelaram seus pretensões de manter o continente americano sob sua influência.
3.A Independência do Brasil
  • Proclamada a 7 de Setembro de 1822,a independência brasileira não alterou a ordem econômica vigente no país. O Brasil saiu dos laços coloniais portugueses para cair na esfera de dominação Inglesa.

SIMON BOLIVAR



O GRITO DO IPIRANGA

SUGESTÕES DE FILMES:






SUGESTÕES DE LIVROS:
  • A formação das nações latino-americanas >de Maria LÍGIA Prado
  • A Independência do Brasil >de José Ribeiro
  • América Central > HÉCTOR PÉREZ
  • Tiradentes > de Edgard Luiz de Barros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu resumo está bom, mas é necessário a atenção,porque tem alguns erros de português no seu texto.obrigado.

Anônimo disse...

Ótimo resumo, me ajudaste bastante, obrigado.

Postar um comentário