segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Era Napoleônica e o Congresso de Viena

            Durante o período do Diretório, fase final da Revolução Francesa, a frança - cuja economia estava minada pela inflação, pela especulação e pela corrupção administrativa-estava mergulhada numa grande crise. Esta situada desegradava à população em geral e particularmente à burguesia, que via ameaçadas suas conquistas revolucionárias. No plano externo, o país continuava prssionado pelas exerno, o país continuava pressionado pelas grandes potências, principalmente Áustria e Rússia, que tentavam impedir a expansão dos ideais burqueses pelo resto da Europa.
           Diante desse quadro, a burguesia francesa buscou um líder capaz de estabelecer um governo forte e estável, a fim de consolidar sua posição de classe dominante. Foi escolhido Napoleão Bonaparte, jovem general do exército francês que vinha se destacando por seus feitos militares desde a época da Convenção.
        

1.A Ascenção de Napoleão Bonaparte



  • Napoleão dominou a vida francesa durante aproximadamente 15 anos (1799 a 1815).
  • Fases da Era Napoleônica: Consulado( a alta burguesia consolidou seu poder) e Império (conquista de diversos países).

2. O CONSULADO


  • Realizações Napoleônicas: centralização administrativa; criação do Banco da França; elaboração de novos códigos jurídicos, entre os quais o Código Civil Napoleônico; reorganização do ensino francês, voltado para a formação da cidadania; elaboração de acordos entre a Igreja e o Estado.

3. O Império e a Política Expansionista


  • Expansão do território francês. Por volta 1812, o Império Napoleônico estendia-se por quase toda a Europa Ocidental. Não conseguindo vencer a Inglaterra militarmente. Napoleão pretendeu arruiná-la no plano econômico, com a decretação do Bloqueio Continental. Com a fracassada invasão da Rússia, teve início a decadência do Império.

4. O Congresso de Viena e a Santa Aliança


  • O Congresso de Viena (1814-1815) tinha como objetivo restabelecer o equilíbrio político do continente europeu. Foi marcado pelo conservadorismo. Metternich destacou-se como um dos principais organizadores do Congresso.
  • A Santa Aliança foi proposta pelo CZAR Alexandre I. Funcionária como uma organização internacional entre governos que se comprometiam a combater os movimentos liberais revolucionários. Aliança entre duas forças tradicionais: o Trono e o Altar.


BLOQUEIO CONTINENTAL NA EUROPA

SUGESTÕES DE LIVROS:

  • A batalha de wagram , de Gilles Lapouge

  • Europa e América > no tempo de Napoleão (1800-1815), Jacques Godechot
os livros citados acima são apenas sobre Império Napoleô, os quem vem agora são sobre o congresso de Viena.
  • A Cartuxa de Parma > de Stendhal
  • A era das Revoluções > de Eric J. Hobsbawm
  • O século XIX >  René Rémond
SUGESTÕES DE FILMES (IMPÉRIO NAPOLEÔNICO):





1 comentários:

Unknown disse...

gostei bastante do seu texto(tomare q eu tire um dez nesse meu trabalho da escola q eu estou fazendo) mas teve um pequeno probleminha ai nesse seu texto, tinha muitos erros de portugues (5 erros) mas fora isso o texto tá uma joinha tá bom .......

Postar um comentário