domingo, 18 de julho de 2010

O Reino dos Francos

   A partir do século V, como vimos, a Europa Ocidental passou a ser dividida em diversos reinos, resultado da invasão de povos sobretudo de origem Germânicas. Entre as principais características desses reinos estava a descentralização do poder.
Compostos por inúmeros feudos independentes, o que dava unidade aos reinos eram a tradições herdadas tanto dos Romanos quanto dos povos Germânicos. O Rei dividia o poder com os nobres, devendo se submeter as obrigações mútuas estabelecidas pelo sistema de suserania e vassalagem. 
De todos  os reinos criados com as invasões dos povos germânicos, o mais duradouro foi os do Francos, formado na região da Gália(França atual), ainda na época do Império Romano. Assumindo características diferentes dos outros reinos germânicos e fortemente apoiado pela Igreja Católica, o Reino dos Francos se constituiu aos poucos em um verdadeiro Império.

1.Os Francos 
  •  Governado por duas Dinastias: a dos Merovíngios (século V a século VIII) e a dos Carolíngios (séculos VIII a século IX)
2. Os Reis Merovíngios
  • O Primeiro Rei foi Clóvis (482 a 511),  que unificou os Francos e converteu-se ao cristianismo.
  • A transição dos Merovíngios para os Carolíngios deu-se através da ascensão do Mordomo do Paço Calos Martel, que em 732  deteve o avanço árabe na Europa (Batalha de Poitiers)
3. Os Reis Carolíngios
  • O mais importante Rei Carolíngio foi Carlos Magno, que em 800 foi coroado Imperador de Sacro Império Romano.
  • Carlos Magno expandiu os domínios Francos, estruturou a administração(Capitulares, Missidominici, Condes, Marqueses) e estimulou o desenvolvimento cultural (Renascença Carolíngia).
4.Decadência do Império Carolíngio 
  • Principais causas: fragmentação do poder político (autonomia da nobreza agrária) e invasões dos séculos IX e X (Magiares, Vinkings e Sarracenos).
  • Formação das sociedades feudais no Ocidente. 

Os missi dominici 

Inspetores itinerantes de Carlos Magno, um dos primeiros registro das atividades dos missi dominici data de 789.
Eles eram enviados pelo Rei para percorrer uma área de seis a dez condados. Deviam fiscalizar se eram cumpridas as ordens imperiais, de justiça e paz.  Podiam, ainda receber as queixas dos homens livres. Concluído o trabalho, voltavam a auxiliar na administração das províncias.
Quatro vezes por ano a inspeção deveria ser repetida e pouco a pouco ia crescendo o poder dos missi dominici.


1 comentários:

mikaela disse...

Me ajudou bastante com meu trabalho de História obg *-*

Postar um comentário