sábado, 3 de julho de 2010

A Revoção Industrial e as Doutrinas Sócio-Econômicas



             A expressão Revolução Industrial tem sido ultilizada para designar um conjunto de transformações econômicas, sociais e tecnólogicas que teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII.
        Em pouco tempo, essas mudanças afetariam outros países da Europa e outros continentes, alterando definitivamente as relações entre as sociedades humanas.
        Os historiadores acreditam que a Revolução Industrial desenpenhou um papel vital no desenvolvimento do capitalismo. Marcada por intensa acumulação de capitais na Inglaterra e por profundas transformações na forma de produção, na prática a revolução significou o advento da indústria e da produção em série.


1.A Economia Industrial
  • Revolução Industrial: conjunto de transformações que alteraram a vida da Europa Ocidental durante a segunda metade do século XVIII,XIX e quase todo o século XX.
  • Evolução do processo produtivo: artesanato, manufatura e utilização de máquinas.
2.As Fases da Revolução Industrial
  • Primeira fase (1760-1860): restrita à Inglaterra. Utilização do carvão e do ferro, fabricação de tecidos e aperfeiçoamento das máquinas a vapor.
  • Segunda fase (1860-1900): difusão pela Europa, Estados Unidos e Japão. Inovações técnicas: aço, energia elétrica e produtos químicos.
3. Pioneirismo Industrial Inglês
  • Fatores do Pioneirismo:  intenso comércio marítimo, sistemas de créditos financeiros (banco da Inglaterra), acúmulo de capitais, Controle Capitalista do campo (cercamentos) e grandes reservas naturais de carvão.
4. A Revolução Industrial e suas principais consequências sociais
  • Exploração cruel da força de trabalho do proletariado.
  • Salários de fome e péssimas condições das fábricas provocaram a reação de movimentos operários.
  • Outras consequências: urbanização crescente, substituição do trabalho artesanal pelo trabalho do proletariado assalariado;  divisão crescente do trabalho, extraordinário, desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação.
5. Teorias Econômicas e Sociais
  • Doutrinas defensoras da Sociedade Industrial e Capitalista: LIBERALISMO ECONÔMICO (Adam Smith,  David Ricardo e Thomas Malthus ).
  • Doutrinas que propunham a superação das injustiças sociais da Sociedade Industrial: Socialismo utópico, Socialismo Científico (Marx e Engels ) e Pensamento Social Cristão (Papa Leão XIII).



Papa Leão XIII



Karl Marx


Adam Smith

O inventor da máquina a vapor foi Thomas Newcomen. Porém,  foi James Watt,  engenheiro inglês, quem aperfeiçoou a invenção. Filho de uma família de tradição na matemática e na arquitetura, Watt nasceu em 1731. Talvez tenha sido um dos maiores nomes que colaboraram com a nascente industrialização do século 18. Ainda jovem, foi acolhido pela Universidade de Glasgow, onde trabalhou na construção de equipamentos de laboratório. Seu nome é associado, ainda hoje, à energia, figurando como unidade de potência no Sistema Internacional.


PARA SABER MAIS:

sugestões de livros:

  • canêdo, Letícia Bicalho . A revolução Industrial SP.atual 1987.

  • DECCA, Edgar de.O nascimento das fábricas SP brasiliense 1982.

  • Iglesias, Francisco. A revolução Industrial SP:brasiliense 1982.
sugestões de filmes:








sugestões de sites:

www.colband.com.br/ativ/nete/cida/linh/temp/revindu.htm

www.exnet.com/magsample/science.html

0 comentários:

Postar um comentário