quinta-feira, 29 de julho de 2010

Civilização Mesopotâmica

    Assim como o vale do Nilo, a Mesopotâmia foi um dos lugares onde se desenvolveram algumas das mais antigas sociedades humanas.
    Muitos povos se sucederam na ocupação da Mesopotâmia, como Sumérios, Babilônios, Caldeus e Assírios. Embora esses povos apresentassem muitas diferenças entre si, o intenso intercâmbio mantido entre elas tornou possível a formação de culturas semelhantes, com diversos aspectos em comum.
   As semelhanças encontradas nas formas de organização  social e de produção e nas crenças religiosas, por exemplo, podem ser explicadas principalmente pelas guerras de conquista do território, empreendidas de maneira quase sistemática naquela região.
    Neste capítulo iremos examinar, em um primeiro momento, a História Política de alguns povos que ocuparam a Mesopotâmia e, depois, as tradições, os valores, as crenças, enfim, as características culturais compartilhadas por esses povos.


1. Características Gerais da Mesopotâmia.                                                     
  • A Mesopotâmia (terra entre rios) foi uma das primeiras regiões onde se desenvolveu a passagem de uma sociedade sem classe para uma sociedade de classes.

2. Elementos Básicos da Economia e da Sociedade
  • Não existia propriedade privada da terra, que nominalmente pertencia ao Rei. Desenvolveu-se uma primeira forma de sociedade de classes, na qual uma minoria que exercia o poder assumia o papel de classe exploradora.
3. Os Povos da Mesopotâmia
  • Sumérios (3500 a 2550 a.C): cidades politicamente independentes (Uruk, Nippur, Lagash, Eridu); criação da escrita cuneiforme.
  • Acádios (2550 a 2150 a.C): dominaram os Sumérios, unificaram as cidades e fundaram um Império No Golfo Pérsico até o norte da Assíria. Elaboração do Código de Hamurabi, um dos primeiros registrados pela História.
  • Assírios (883 a 612 a.C.): povo de espírito guerreiro, comandados por Reis como Sargão II, Senaquerib e Assurbanipal, realizaram grandes conquistas militares: Fenícia, Palestina e Egito. Utilizavam armas de metal (lança, escudo, espada) e carro de combate puxados e cavados.
  • Novos Babilônios (612 a 539 a.C.): seu principal Rei foi Nabucodonosor, que promoveu a reconstrução da Babilônia. Grandes obras: Jardins Suspensos e Torre de Babel. Nabucodonosor conquistou Jerusalém e submeteu os Hebreus (Cativeiro Babilônico).
4. Vida Cultural
  • Escrita cuneiforme: nasceu em função das necessidades práticas de contabilidade dos templos.
  • Religião: Politeísta. Cada Cidade tinha um Deus protetor (Anu, Ishtar, Shamash, Narduk). Não eram construídos túmulos luxuosos.
  • Artes: destaca-se a arquitetura, especialmente a construção de zigurates. Na literatura, registrada em escrita cuneiforme, salienta-se a Epopéia de Gilgamesh
  • Ciências: desenvolvimento da matemática e da astronomia (calendário lunar, previsão de eclipses).







    Assírios,  violentos e cruéis

    Povos da Mesopotâmia transportando mercadorias nas costas da cidade de Ur.







                                             "olho por olho"

    O Código de Hamurábi de pedra com 2,25 metros de altura, encontra-se hoje no Museu do Louvre em Paris.Dos muitos artigos de lei nele gravados, cerca de 250 já foram decifrados. Com isso, informações significativas sobre a sociedade mesopotâmica puderam ser reveladas.
    Pelo texto do código, ficamos sabendo que a punição a alguns delitos variava de acordo com a posição social tanto da vítima como do infrator. Em geral, no entanto, a justiça era aplicada pelo princípio do "olho por olho" , "dente por dente ", ou seja, o castigo era equivalente à ofensa ou dano causado.
    O código tratava dos mais variados assuntos relativos à vida cotidiana. Abrangia, entre outros temas, a regulamentação e o exercício das profissões, fixando a remuneração dos trabalhadores, normas a respeito do casamento, da assistência as viúvas, aos órfãos, aos pobres, etc.


    PARA SABER MAIS:

    PARA LER:

    • PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações . SP: Contexto,2001.

    PARA ASSISTIR: 
    • " Os dez mandamentos ", de Cecil B. DeMille, EUA, 1956, 222, min.

    PARA NAVEGAR NA INTERNET: 
    •  http://www.agelfire.com/me/babiloniabrasil/index.html.

    7 comentários:

    Anônimo disse...

    lixo

    Unknown disse...

    bom estou muito satisfeito com o resumo do texto que e sensacional com todo a explicaçao que tem nele com ele consegui fazer meu trabalho com sucesso obrigado por ter me ajudo vlw !!! neto barbosa .

    Anônimo disse...

    isso muito importante saber para seu achei muito bom otimo

    Anônimo disse...

    esse negócio é muito legal!

    Anônimo disse...

    Muito Bom!

    Sayorise disse...

    ´muito obriagada pelo texto precisava de informaçoes resumidas

    Maria Clara disse...

    odiei eu pesquiso uma coisa aparece outra

    Postar um comentário