sábado, 10 de julho de 2010

O Estado Moderno: O Absolutismo e o Mercantilismo


     A organização social da Europa que emergiu da Idade Média, já foi chamada de sociedade de transição entre o Feudalismo e o Capitalismo. Entretanto, por sua longa duração - mais de três séculos - e pela relação estabilidade de suas instituições, deve ser considerada em suas especificidades e características próprias.
       Em outras palavras, a sociedade que se formou na Europa durante a Idade Moderna constituiu um modelo complexo e específico de organização social, econômica e política. Longe, portanto, de representar uma simples transição entre dois sistemas. Após a Revolução Francesa de 1789, contudo, ela passaria a ser chamada também de Antigo Regime. As duas denominações - Antigo Regime e Sociedade Moderna - parecem contraditórias. Na verdade elas expõem as inúmeras contradições que conviviam no interior dessa sociedade.
        Assim, enquanto parte da economia, dominada pelo comércio, já era Capitalista, outra parte apresentava resquícios  do Sistema Feudal. O Estado praticava o poder de forma Absolutista, mas o dinheiro comandava a vida Econômica e Social. A Burguesia oferecia seu apoio aos monarcas, mas a nobreza continuava a ter privilégios entre os grupos sociais.


1.Características gerais buscadas pelo Estado Moderno

  • Idioma comum para o povo.


  • Definição de um território.


  • Soberania governamental


  • Exército permanente.

  2.O Absolutismo Monárquico
  • Concentração de poderes em torno do rei.
  •  Teóricos do absolutismo: Maquiavel, Jean Bodin, Thomas Hobbes, Jacques Bossuet.
3 3.O Absolutismo na França e na Inglaterra   
  •  França: guerra dos Cem Anos (1337-1453) fortaleceu o sentimento nacional. Fortaleceram-se as instituições reais. Henrique IV (Edito de Nantes) impulsionou o processo de centralização do poder político. Luís XIV: símbolo do rei absolutista: O Estado sou eu.
  •  Inglaterra: Henrique VII (1485-1509), fundador da dinastia dos Tudor. Ampliou os poderes da monarquia e diminuiu os do Parlamento. Henrique VIII (criador da Igreja Anglicana): a Religião foi manipulada no interesse da Monarquia. Elizabeth I fortaleceu o Absolutismo.
4 4.A Política Econômica do Estado Moderno: o Mercantilismo
  •  Características do Mercantilismo: Metalismo, balança de comércio favorável, Protecionismo e intervenção estatal.
  •   Sistema colonial: solução para os problemas internacionais gerados pelo mercantilismo. Objetivo do Colonialismo: criação de um mercado e de uma área de produção colonial inteiramente controlados pela metrópole. 
  •  
     Queda nos salários reais
    Durante esse impulso cíclico do século XIV, a Europa ocidental passou por uma rápida aceleração do processo de acumulação de capital, baseado na concentração de capital resultante de um sensível aumento de preços e lucros e --no-- reais(???). Embora esse declínio salarial variasse, teve aspecto geral em todo o Ocidente Europeu... Na Inglaterra, o trabalho necessário á aquisição de pão para um ano passou de 10 semanas, em 1495, a 40 semanas, em 1593, e os salários reais caíram mais de 50% no curso do século XVI.

                                 Ataque de corsários


                                   Rainha Elizabeth I
         

PARA ASSISTIR:

0 comentários:

Postar um comentário