quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Núbia e o Reino de Kush

Núbia, berço da civilização na Afríca
      Situada no nordeste da África, a Núbia era uma extensa faixa de terra localizada ao sul do Egito, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Nos tempos antigos, serviu como importante elo entre os povos da África Central e os do Mediterrâneo.
      A história da Núbia ainda é pouco conhecida, pois os sítios arqueológicos da região quase não foram escavados. Além disso, a escrita meroíta, desenvolvida na Núbia, não foi decifrada por completo.
Os primeiros tempos
      Nos primeiros tempos de sua história, os núbios viviam da caça, da coleta e da pesca em comunidades espalhadas ao longo do Rio Nilo. Com o tempo, à semelhança dos egípcios, eles aprenderam a represar e distribuir as águas do Nilo, passando, então, a aproveitá-las para a agricultura. Inicialmente, as plantas mais cultivadas pelos núbios foram o trigo, a cevada e o sorgo.
      Por volta de 2000 a.C., comunidades núbias das margens do Nilo se uniram e passaram a obedecer a um único líder, o rei. Surgia, assim, o Reino de Kush, um dos primeiros reinos negro-africanos.
      A história de Kush está estreitamente ligada à do Egito: os arqueólogos encontraram grande número de objetos egípcios (vasos, pérolas e outros) em terras núbias e produtos núbios (marfim, ouro, ébano etc.) em terras egípcias, o que prova o imenso contato comercial entre eles. Sabe-se também que, por volta de 1530 a.C., o Reino de Kush foi conquistado pelo Egito. Em 730 a.C., no entanto, ocorreu, que durou até 657 a.C. Os faraós negros usavam como símbolo duas serpentes que se erguiam sobre suas frontes para mostrar que reinavam ao mesmo tempo sobre Kush e o Egito. Esses faraós se consideravam sucessores dos faraós egípcios e também ordenaram a construção de pirâmides para lhes servirem de túmulos.
Características do Reino de Kush
       Localizado entre a segunda e a sexta catarata, o reino de Kush se distingue dos demais reinos antigos por duas importantes características: o modo como o rei era eleito e o papel da mulher na política.
A escolha do rei
       Os cuxitas escolhiam seu rei de um modo peculiar. Inicialmente, os líderes das comunidades votavam nos candidatos que consideravam mais preparados para o cargo de rei. Em seguida, lançavam sementes ao chão para perguntar ao deus da cidade qual dos eleitos devia ser o escolhido. O desenho que as sementes formavam era considerado uma festa que terminavam com a coroação do novo rei. Assim, enquanto no Egito o filho sucedia o pai, em Kush o rei era escolhido dentre os eleitos pelos líderes da comunidade e pela consulta ao deus da cidade.
Candace, a mulher na política


       As mulheres ocupavam posições importantes no Reino de Kush. A mãe do rei, por exemplo, recebia o título de senhora de Kush ou candace. Quando seu filho se casava, ela adotava a esposa do filho como sua filha. Assim, influenciava o gorverno, tanto por meio do filho como da nora.
      Por vários vezes, a rainha-mãe ocupou, ela própria, o poder político. Entre as candaces que chegaram ao poder encontra-se Amanishaketo (42-12 a.C.). Uma das poucas vezes que a África antiga aparece na história universal é quando se conta que o povo cuxita, comandado por uma mulher, provavelmente Amanishaketo, enfrentou o poderoso Império Romano.
     Para alguns historiadores africanos, a marcante participação da mulher no governo ajuda a explicar o fato de o Reino de Kush ter longa vida.
Economia
     Enquanto a capital foi Napata, a principal atividade econômica dos cuxitas era a pecuária: eles criavam cabritos, cabras, cavalos e burros (usados, sobretudo, no transporte de produtos). A riqueza de uma pessoa era medida pelo tamanho de seu rebanho. Em 300 a.C., com a mudança da capital para Méroe, onde as chuvas eram mais regulares, houver aumento da área de terra irrigada e expansão da agricultura. Além de cereais, os cuxitas passaram a cultivar linho, algodão, abóbora e frutas, como tâmara e uva.
Mineração, artesanato e comércio
    O solo cuxita era riquíssimo em metais, como o ouro e o ferro, e pedras preciosas, como o rubi. Escavações recentes em Méroe revelaram templos e muros folheados a ouro. O governantes cuxitas exerciam rígido controle sobre a extreção e o comércio de minérios, garantindo com isso seus rendimentos e poder. O ouro cuxita era usado no comércio com o Egito e com Roma. Quando ao ferro, é provável que Méroe tenha sido o lugar a partir do qual se difundiu o conhecimento da fusão e do manuseio desse metal na África.
    Os cuxitas vendiam para o Egito ouro, incenso, ébano, óleos, marfm, pedra presciosas, penas de avestruz e pele de leopardo. E da terra dos faraós eles compravam, sobretudo, vasos, pérolas e papiro.
A sociedade cuxita
     O pouco que se sabe sobre a sociedade cuxita é que a classe dirigente era formada pelo rei e sua família, pelos nobres, que ocupavam altos cargos do funcionalismo, e pelos sacerdotes. Os agricultores e os criadores de gado, que eram pessoas livres, formavam a maioria da população. As camadas intermediárias eram constituídas por artesãos, comerciantes, militares e pequenos funcionários. Havia ainda os prisioneiros de guerra, que trabalhavam como escrevos por algum tempo.
     Não se sabe ao certo as razões do declínio de Kush. Provavelmente, os cuxitas perderam para outro povo o controle das rotas comerciais, uma das bases de sustentação de seu poder. O que se pode dizer com certeza é que, nos primeiros séculos da Era Cristã, Kush foi empobrecendo; as perâmides de seus reis foram se tornando menores e mais rústicas, e o números de objetos egípcios encontrados em solo cuxita diminuiu bastante. No ano 330, o reino de Kush foi conquistado por outro reino africano, o de Axum, situado no norte da atual Etiópia.
 Ruinas de Meroé (Sudão)
 Reino de Kush
Mapa do Reino de Kush

Livro, Site, e Filme
  • SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007
  • The Nubian net. Disponível em:<www.thenubian.net>
  • Kiriku e a Feiticeira. Direção de: Michel Ocelot.

155 comentários:

Anônimo disse...

porquinhos

thais disse...

Gostei do resumo sobre o reino de kush;D

bialove disse...

Está faltando mais conteúdo.(INCOMPLETO)

Anônimo disse...

Amei,muito bom!!:]

Anônimo disse...

ta mt bom : ) so falta arte e cultura pow : (

Anônimo disse...

muito bom amei so faltou politica da nubia , gostei mesmo este resumo esta d +

Anônimo disse...

eu amei esse site tirei uma otima nota no trabalho , a professora exige a politica que nao tem mais mesmo assim eu ameei ><

Anônimo disse...

nao gostei INCOMPLETO

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

até q em fim achei o q precisava, a escolha do rei!!!!!! aleluia!!!!!!

Anônimo disse...

put ameeeeeeeeei ++ nn axei muito om ki precisava a caracterista de kush ta incompleto affs porreta

Anônimo disse...

legal esse trabalho achei tudo que preciso aqui fala o frits

Anônimo disse...

e ai aqui fala o penteio

Tata disse...

eu gostei, muito bom esse texto bem legal,mas eu vi uma coisa que num livro esta vá escrito o reino de Cuxe e ai estava escrito Kush qual está certo?

blackhouseq disse...

esta escrito gorverno na parte da candace a mulher na politica

fabio disse...

fabio garcia; gostei muinto,passei aconhecer um pouco da histora universal, porem realmente precisa acresentar fatores politcos e culturais. exelente iniciativa amigo, naõ e critica, e uma umilde sugestaõ.

Anônimo disse...

ele praticamente copiou do livro porque meu livro de historia tem a mesma coisa mais com mais alguns temas como politica, sociedade economia,etc. eu odiei!:P

Anônimo disse...

Legal ajudou muito vei

Anônimo disse...

ruim

Anônimo disse...

gostei muito

Anônimo disse...

eu amei ameiiiii

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

to lendo esse trem pra fazer o dever de casa

Anônimo disse...

melhor q nada
juh c.

Anônimo disse...

e uma idiotice esse negocio de reino de kush eu odiei

Anônimo disse...

eu não gostei por que qem vive de passado émusel

Anônimo disse...

geentee ameei esse site peguei meu trabalho interinhoo dele até salvei o site no favoritos

Anônimo disse...

ou nao é kush é cuxe

Anônimo disse...

faltou a politica mas ficou bom. sem contar com a minha letra o trabalho valendo 3 pelo menos tirarei
1.5

Anônimo disse...

nada a ver

Anônimo disse...

"aviso"; os críticos devem comparecer urgentemente às aulas de portugês.

Anônimo disse...

adorei esse site.tirei 10 no trabalho de historia!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Esse texto foi dos mais completos que encontrei na Internet. Muito interessante a civilização cushita.

Anônimo disse...

pior merda que eu ja li um cuzão filha da puta quase me fudi no teste merda esse texto tomar no cu

Anônimo disse...

nao ajudou muito mas ajudou um pouco
valeu

Anônimo disse...

adorei. foi muito util no meu trabalho de escola obrigado

Anônimo disse...

adorei foi tudo UTIL para estudar para a minha PROVA DA ESCOLA

Anônimo disse...

e a pipoca em ?

Anônimo disse...

gostei

Anônimo disse...

é um saco

Anônimo disse...

resumo de merda

Anônimo disse...

odiei este site

Anônimo disse...

Mal fala das mulheres cuxitas e era o que eu estava procurando!!!!

Anônimo disse...

achei super legal e imteressante

Anônimo disse...

estava procurando tambem sobre as mulheres cuxitas mas achei interessante mesmo assim!!!

Anônimo disse...

tirei 10 no trabalho de historia vivaaaaaaaa o reino de kush uhhuuuuuu

Anônimo disse...

amei super CPOMPLETO

Anônimo disse...

Adorei esse resumo já q amanhã é prova pra mim...Conseteza um 10.0 pra mim

Anônimo disse...

valeu por teren me ajudado na pesq

Anônimo disse...

kk nen gostei falta coisas

Kiaara disse...

Poxa, bem legal o resumo, so qe esta incompleto, ta faltando religiao. bjs, gostei mt, ><

Anônimo disse...

eu preciso urgentemente de imagenssss

Unknown disse...

gostei,achei muito legal,mas esta faltando a religião..mas mesmo assim achei legal e vai me ajudar no trabalho!!!Bjos:)

demerval disse...

muito bom a postagem sobre os Kush vai me ajudar muito no trabalho... é uma pena que o prof. quer tudo manuscrito se nao eu ia usar (ctrl+C e ctrl+V)

demerval disse...

rsrsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

AMEI SO FALTOU QUANTOS SECULOS DUROU O REINO

Anônimo disse...

meu professor passou um trabalho do reino de kush e nos tinhamos que achar o monte de coisa e um dos saites que ele passou.

Anônimo disse...

parabéns a todos voçes criadores deste site está ficou sensacional.agradece o professor de história thiago rocha

Anônimo disse...

Porquinhos + bacon = porquinhosbaconzidos

Anônimo disse...

nao gostei

larissa disse...

gostei muito

larissa disse...

gostei muito

Anônimo disse...

mais calisse que coco e esse

fernanda kath disse...

ajudou muito no meu trabalho adorei

Anônimo disse...

péssimo

Anônimo disse...

Opa!!! Colocaram o mapa errado.Esse é do Império Persa. O Mapa do Reino de Kush deveria mostrar um pouquinho abaixo do Egito.
Abraço.
Ah, e esqueceram de referenciar o autor Alfredo Boulos Júnior, de fato o autor do texto no livro: "História, Sociedade & Cidadania".
Abraço

Anônimo disse...

adorei

Anônimo disse...

eu achei este site perfeito mas realmente esta faltando a religião e quantos séculos durou o reino a escrita esta com uns 10 erros ortográficos mas deu pra entender eu também estou com duvida se é cuxe ou kush e pessoal se vcs acham este site tão ruim assim vao pesquisar em outro e não fiquem chingando-o qual é até eu de 11 anos sei escrever um simples comentário sem palavrao

Anônimo disse...

+ou-

Anônimo disse...

que bosta

Anônimo disse...

melhor do que nada

Anônimo disse...

Muito legal...

Anônimo disse...

Muito legal...

andressika disse...

Olha...Gostei mas faltou a politica da Núbia mesmo assim obrigada me ajudou muito :D

Anônimo disse...

AMEI!!! Só faltou a política, mas o resto tá perfeito!

Anônimo disse...

muito ajuda muito eu estava procurando e nunca achava entrei nesse site achei tudo muito bom amei!!!<3

Anônimo disse...

eu também gostei

Unknown disse...

eu levei uma suspencao e tenho q copiar esa bosta

Anônimo disse...

*U* Obrigado consegui fazer o meu dever de casa! e-e

Anônimo disse...

Faltou coisas , mais o resto está ótimo! :) Obg ! =D

Anônimo disse...

essa carnissa e muita coisa e nao tem nada a ver cm o kush afff

Anônimo disse...

podia ter mais coisas falando sobre isso

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

As coisas sao boas mas esta com muito erro de PORTUGUÊS e você que fica falando besteira È UM INFELIZ DA VIDA QUE NAO TEM NADA PAA FAZER, e dai que nao tem oque vcs estao procurando e se nao tiver vao procurar em outro site ao invez de ficar falando... enfim amei mas outra coisa o MAPA esta ERRADO e eu fiquei confusa se era Cuxe ou Kuch... arrumem por favor! Tenho trabalho para fazer e nao quero me dar mal nisso... Obrigada mesmo assim e arrumem as coisas viu!!!!

Bjos.

Anônimo disse...

gostei!
mais ta incompleto... "/

Anônimo disse...

não achei o governo dereito mais ta bom.

Unknown disse...

Valeu! Usei isso no meu trabalho de História

Anônimo disse...

goste muito do seu trabalho me ajudou mt mas corrija na parte que vc escreveu peramedes acredito que vc se confundiu.se vc se chateou com meu comentário me desculpe.e kush

Anônimo disse...

tomare que o professor adoree isso :D

Anônimo disse...

OLHA SÓ ESTUDO NO 6º ANO E QUE EU SAIBA NAO É KUSH E SIM CUXE.
LEGAL O SITE SO QUE NAO E MINHA CARA E TA ESCRITO ERRADO OK!!!!

Anônimo disse...

eu estou estudando sobre isso agora, por isso q eu estou lendo aqui nesse local, obrigado !!

Anônimo disse...

Por que os sítios arqueológicos da Núbia foram pouco escavados?

Anônimo disse...

Gente Kush está certo sim! Não me lembro muito bem por que mudaram, mas minha Professora de Historia falou que está certo!

Anônimo disse...

Seus burros o resumo ta completo só falta a religião otalhos

Unknown disse...

Encontram-se aqui na Bahia mulheres encarnadas que pertenceram ao reino de Kush.
Estas são de natureza belicosa e comandantes domésticos devendo seus companheiros satisfação e obediência

Anônimo disse...

mrda

Anônimo disse...

legal

Unknown disse...

Totalmente incompleto

Unknown disse...

Totalmente incompleto

Anônimo disse...

Muito mau elaborado é a mesma coisa do meu livro

Anônimo disse...

Muito FODA

Unknown disse...

Só q não horrível

Anônimo disse...

como sao os mapas do reino kuch

Anônimo disse...

UMA BOSTA NN TEM NADA QUE PRESTA

Unknown disse...

eu gostei muito desse resumo sobre o reino de kush

Anônimo disse...

Isso è uma porcaria INCOMPLETO uma merdaaaaaaaa::::(((((#PERDI O MEU TEMPOO#

Anônimo disse...

gostei muito bom mas podia ter mai conteudo

Unknown disse...

Idiota

Unknown disse...

Interessante a nubia, que é umaCcivilização fluvial, mas limitada por diversos aspectos. O Reino de cuxe foi um dos primeiros reinos negros.Pra descontrair, acho que os porcos lá de casa são de lá, sempre quando enxotamos, dizemos: cuxe!cuxe!kkkk

Unknown disse...

Interessante a nubia, que é umaCcivilização fluvial, mas limitada por diversos aspectos. O Reino de cuxe foi um dos primeiros reinos negros.Pra descontrair, acho que os porcos lá de casa são de lá, sempre quando enxotamos, dizemos: cuxe!cuxe!kkkk

Unknown disse...

achei muito lindo essa historia.

Unknown disse...

adorei toda historia

Anônimo disse...

Kush

Unknown disse...

Gente a religião do Reino Cush é politeísta (crença a vários Deuses) está é a religião

vida sem limites disse...

interessante me ajudou muito no meu trabalho de historia obrigado

Anônimo disse...

Gostei bastante ,estão de parabéns .
Muito obrigada .

Unknown disse...

VLW

Unknown disse...

VLW

Unknown disse...

MARAVILHOSO!ADOREI

Anônimo disse...

estava procurando pq ele entrou em declínio

Anônimo disse...

Super util

Anônimo disse...

cade a arte ????/

Anônimo disse...

tipo assim tem muita mas muita coisa escrita errada espero que melhore quando for fazer um blog ta todo mundo erra mas por favor em um blog tantas palavras escritas erradas melhore

Anônimo disse...

tem coisa erada ai e eu li tudo

Anônimo disse...

ESSA MERDA DE TEXTO N DÁ E NADA ESSA DESGRAÇA VSF

Pequenos Detalhes disse...

e bom

caca disse...

eu amei tirei a nota maxima em historia

Unknown disse...

Kush

Anônimo disse...

Muito bom,Ótimo para trabalhos escolares!

Anônimo disse...

Me ajudou muito

Unknown disse...

Muito bom conteúdo. Bem resumido e completo, só a imagem do mapa que está errada, pois trata-se do Império Persa.

Unknown disse...

Cara foi um bom resulmo gostei bastante só que valta a política de kush..Mais isso foi um bom resumo.espero que o prof Edivam goste se vc conhece o prof Edivam comentem aí blz? 👍

Anônimo disse...

acho que faltou falar um pouco da política mas oky

sandra paula disse...

Muito bom o resumo. Me ajudou muito.

Unknown disse...

eu tenho 11 anos eu tive que trazer um resumo de a nubia e as origens do reino cuxe esse resumo tinha que fazer do livro mas eu peguei esse resumo junto e tirei nota macima obrigado quem escreveu me ajudou muito

Anônimo disse...

Resumiu de mais faltou partes !

Unknown disse...

Sou fã disso

Unknown disse...

De nada

Unknown disse...

Gostei muito
👍

Unknown disse...

Tirei nota altas por esse resumo muito obrigado

Unknown disse...

falando da historia da Nubia, temos um bom resumo aqui,,,

Unknown disse...

Quais eram o produto que os cuxitas vendiam para o Egito

sarradeiroserelepe69 disse...

QUE BOSTA MUITO RUIM MINHA BUNDA FAZ MUITO MELHOR SEU LIXO

Unknown disse...

nao sei se voce percebeu mais falto uma parte

Unknown disse...

Mano pelo menos ajudou MDS

Anônimo disse...

oi leoni

Anônimo disse...

vece e legal

Anônimo disse...

foi o Leo que digitou isso

Anônimo disse...

foi o luis que mandou isso

Unknown disse...

e








Anônimo disse...

Esse Site é uma clara coisa boa vou copia e cola no meu trabalho de historia.
-Ass: Leonardo 6ª Ano CERB

Anônimo disse...

;-; eu não gostei muito pq quando agente vai procurar aparece oq agenque mas quando agente aperta pra ver tenque ler tudo isso é muito chato ;-; fora isso tudo bem

Anônimo disse...

Gostei muito do site tem muita coisa útil :>

Faltou falar sobre a sociedade cuxita...Mas o site e realmente útil


Unknown disse...

ODIEI!!!!! PÉSSIMO!!!

Anônimo disse...

parabéns para você que produziu isso ficou exelente e vocês que ficam falando asneiras não precisa falar se gostaram ou não ficar divulgando isso e na verdade perca de tempo e è irritante param com isso è so sair e procurar em outro site o que querem !!! thau e muito obrigada viu

Postar um comentário