domingo, 27 de junho de 2010

A Segunda Guerra Mundial

     O  principal instrumento criado pela Conferência de Paris de 1919 para garantir a paz mundial foi a Sociedade das Nações, que nasceu de uma proposta original do Presidente norte-americano Woodrow Wilson. O principal objetivo da organização consistia em resolver os envolvimentos entre as potências por meio de negociações, de modo a evitar conflitos armados.
Entretanto, a Sociedade das Nações não tinha como intervir em caso de confronto ou de agressão militar entre os países, o que era preocupante, pois o clima de tensão não havia desaparecido com o fim da Primeira Guerra Mundial.
Razões para novos conflitos não faltavam. O Tratado de Versalhes, por exemplo, ao ferir o orgulho nacional dos alemães, semeou ressentimentos que acabaram sendo canalizados pelo Nazismo, Facismo e o Japão. Também estavam insatisfeitos com o domínios territoriais. Nessa circunstâncias, os governos ultranacionalistas desse três países pareciam na iminência de se lançar a uma nova guerra mundial. 


1. Os Passos para a Segunda Guerra Mundial
  • Os países vencedores da Primeira Guerra (1914-1918) impuseram medidas sufocantes aos vencidos, principalmente á Alemanha, expressas no Tratado de Versalhes.
  • A Liga das Nações era um organismo importante para preservar a paz. Não contava com a participação de grandes Nações, como URSS e EUA.
  • Japão,Itália e Alemanha estavam decididos a modificar a situação mundial, através de uma política internacional agressiva.
  • Expansionismo Japonês: invasão da Manchúria(1931); guerra contra a China(1935).
  • Expansionismo Italiano: invasão da Etíopia(1935); ocupação da Albânia (1939).
  • Expansionismo Alemão: ocupação da Renânia (1936); anexação da Áustria (1938); ocupação da Tchecolosváquia (1938); invasão da Polônia (1939).
  • Pouco depois da invasão Alemã na Polônia, Inglaterra e França declararam guerra á Alemanha. Era o início da Segunda Guerra Mundial
2. Principais Fases da Segunda Guerra Mundial
  • Primeira Etapa - A Guerra na Europa (1939 a 1941): rápida ofensiva Nazista (Blitzkrieg). Os Alemães conquistaram Polônia, Dinarmaca, Noruega, Holanda, Bélgica e França. No norte da África, as tropas alemãs e italianas obtiveram significativas vitórias sobre os Ingleses, ameaçando a dominação britânica no Egito.
  • Segunda Etapa - A Guerra no mundo (1942 a 1945): Entrada da União Soviética e dos Estados Unidos no conflito. As potências aliadas reuniram forças para derrotar as potências do Eixo. A Alemanha foi obrigada a recuar na frente Russa e na frente do Ocidente, até sua rendição final em maio em 1945. Dois meses depois, deu-se a rendição Japonesa, depois da explosão das bombas atômicas em Hiroshima e em Nagasaki.
3. As Consequências da Segunda Guerra Mundial
  • Armas e vítimas: enorme avanço das técnicas militares, provocando cerca de 55 milhões de mortes e 35 milhões de feridos.
  • Divisão das Alemanhas: República Democrática Alemã (influência da URSS) e República Federal Alemã (influência dos EUA)
  • Fundação da ONU - Organização das Nações Unidas: criada em Julho de 1945, tendo como objetivo básico manter a paz e a segurança internacional.
  • Ascensão dos EUA e da URSS: esses países tornaram-se líderes, respectivamente, do bloco dos Países Capitalistas e do bloco dos Países Socialistas. Iniciou-se a guerra fria.
  • Formação de alianças resultantes dos conflitos Leste-Oeste: OTAN e Pacto de Varsóvia.
  • Corrida Armamentista: assombroso desenvolvimento das armas nucleares, que, se fossem acionadas hoje, provocariam a completa destruição do planeta.
 A Batalha da Inglaterra 

Em Agosto de 1940, a Alemanha deu início a cerrados bombardeios contra a Inglaterra. Diariamente, aviões da Força Aérea Alemã levantam vôo do norte da França para despejar toneladas de bombas sobre cidades, portos e centros industriais da Inglaterra. Londres foi duramente atingida. Calcula-se que, em menos de um ano, mais de 40 mil ingleses morreram em consequência desses bombardeios.
Sob a liderança do Primeiro-Ministro Winston Churchil, a Inglaterra conseguiu resistir. Para isso, contou com a disciplina da população,a eficiência dos pilotos da Força Aérea inglesa e a ajuda da população até então inédito : radar, que detecta a presença de aviões quilômetros de distância. No começo de 1941, ficou claro para Hitler que os ataque aéreos contra a Inglaterra haviam fracassado. A partir desse momento, os Alemães intensificaram a guerra submarina contra a Marinha Inglesa.

Genocídio

Perseguidos sistematicamente desde a chegada de Hitler ao poder, os Judeus estiveram entre as principais vítimas do terror Nazista. Contra eles, o Governo Alemão criou, em 1935, uma legislação especial que os excluía dos direitos de cidadania outorgados pela Constituição de Weimar a todos os Alemães.
A partir de então, o terror anti-semita assumiu formas cada vez mais assustadoras, com a criação de campos de extermínio da Alemanha e em zonas ocupada pelo Exército Alemão. sobretudo na Polônia. Esse campos faziam parte de um plano denominado pelos Nazista de Solução Final do ''problema'' Judeu, e neles foram massacrados 6 milhões de pessoas.

Musica
Secos e Molhados - rosa de Hiroshima
Composição: Vinícius de Moraes

Pensem nas crianças mudas,
telepáticas
Pensem nas meninas cegas,
inexatas
Pensem nas mulheres, rotas
alteradas
Pensem nas feridas como rosas
cálidas
Mas! Oh! não se esqueçam da
rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima, a rosa
hereditária
A rosa radioativa, estúpida
inválida
A rosa com cirrose a anti-rosa
atômica
Sem cor, sem perfume, sem rosa
Sem nada


Zizi Possi - A Paz
Composição: Gilberto Gil
A Paz!
Invadiu o meu coração
De repente me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não
Me enterro mais...

A Paz!
Fez o mar da revolução
Invadir meu destino
A Paz!
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão na paz...

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz...

Eu vim!
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"...

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz...

Eu vim!
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"...

A Paz!
Invadiu o meu coração!
A Paz!
Fez o mar da revolução!



SUGESTÕES DE Livros:
  • A pele, de Curzio Malaparte.
  • A Segunda Guerra Mundial, de Antonio Pedo
  • O Diário de Anne frank, de Annelies Marie Frank

SUGESTÕES DE FILMES:




0 comentários:

Postar um comentário