Enquanto na Europa Ocidental a sociedade se estruturava com base nos feudos, na Península Arábica ocorria um processo político-religioso que iria afetar não só o destino dos Arábes, mas também o dos povos europeus.
Esse processo teve início com a criação da Religião Muçulmana(ou Islã) pelo Profeta Maomé. A nova crença ganhou rapidamente adeptos entre os povos arábes.Unificados política e religiosamente pelo Islã,eles empreenderam um movimento expansionista com a intenção de converter os povos vizinhos.
A expansão Árabe alterou radicalmente o mapa político da região do mar Mediterrâneo. Desde essa época, a influência muçulmana não parou de crescer até hoje e se faz sentir em cerca de um quinto da população mundial.
1. A Arábia Pré-Islâmica
- Principais grupos árabes: beduínos (seminômades) e árabes urbanos (sedentários).
- Não havia unidade política entre os arábes, mas uma certa unidade cultural (idioma, crenças religiosas).
2. Maomé e sua Religião
- Maomé (570-632) fundou uma religião(chamada Mulçumana, Maometana ou Islâmica).cuja doutrina e básica está fixada no Alcorão.
- Princípios religiosos essências: crer em Alá, o único. e em Maomé, o seu profeta; realizar cinco orações diárias; ser generoso com os pobres; obedecer o jejum durante o ramadã e visitar Meca pelo menos uma vez na vida.
3. A expansão muçulmana
- Estado mulçumano: a religião tornou possível a união dos arábes, antes agrupados apenas pelos laços de parentesco.
- Expansão do Islã: governado por Califas(poder religioso, político e militar), o Estado expandiu-se por meio das Guerras Santas (Djihad). três grandes etapas da expansão: de 632 a 661, de 661 a 750 e de 750 a 1258.
4.Vida Econômica
- Comércio e Indústria Manufatureira: alcançaram grande desenvolvimento entre os muçulmanos. Instrumentos jurídicos para facilitar o comércio: cheques, letras de câmbio e formação de sociedades comercias. Indústria manufatureira: jóias, vidros, sedas, armas etc.
- Agricultura: cultivaram diferentes lavouras, aproveitando as características de cada região do imenso Império.
5. Vida Cultural
- Desenvolvimento do setor científico (Matemática, fisíca, química, medicina).
- Esplendor artístico na literatura (fábulas e contos) e na arquitetura (grandiosas mesquitas, decoradas com arabescos).
0 comentários:
Postar um comentário