Esses conflitos decorreram da divergência crescente entre as medidas autoritárias dos monarcas Stuart e a necessidade da sociedade inglesa de se livrar dos rígidos controles mercantilista, para impulsionar seus negócios de maneira mais flexivel.
Assim, em movimento sucessivos, o Parlamento foi se fortalecendo, passando a representar verdadeiramente as aspirações das classes proprietérias. Esses processo culminou com a Revolução Gloriosa de 1688, que marcou o fim do absolutismona Inglaterra e o iníciode uma época de grandes prosperidade.1.Significado geral da Revolução Inglesa
- Os conflitos do século XVll foram o meio pelo qual a Inglaterra rompeu com o que restava do Feudalismo, promovendo o avanço Capitalista.
- A Revolução Inglesa marcou, também, a substituição do absolutismo pelo Estado Liberal-capitalista.
2. A situação sócio-econômica da Inglaterra
- Situação variável conforme a região do país.
3.As relações da Monarquia Inglesa com a sociedade
- Tudor: Absolutismo de fato, sem oposição da Burguesia.
- Stuart: Absolutismo de direito, que provocou choque com o Parlamento, dominado pela Burguesia.
4. A Restauração Monárquica
- Do lado da Monarquia: Burguesia Financeira, Mestres das Corporações e Alto Clero Anglicano.
- Do lado da Parlamento: Burguesia Mercantil, Gentry, Mestres Manufatureiros e camponeses pobres. Cromwell acabou liberando as tropas do Parlamento contra a Monarquia.
- Governo de Cromwell (1649 a 1658): unificação, numa só Republica, de Inglaterra, Irlanda e Escócia; assinatura do Ato de Navegação ( transporte de mercadorias por navios da Inglaterra); vitória Inglesa na guerra contra a Holanda.
5.A Guerra Civil e a República de Cromwell
- Depois da morte de Cromwell,a agitação política tomou conta do país. O Parlamento promoveu a restauração da Monarquia dos Stuart. Reinados de Carlos II (1760-16850 e de Jaime II (1685-1688).
6. A Revolução Gloriosa (1688-1689)
- Guilherme de Orange assumiu o trono, com poderes limitados pelo Parlamento.
- Fim do regime absolutista.
- Impulso ao Capitalismo Industrial.
Oliver
0 comentários:
Postar um comentário