Após a queda de Bismarck em 1890, o Segundo Reich, dirigido pelo Kaiser Guilherme II, abondonou o sistema de alianças defensivas, orientando-se para uma política, baseada num acelerado desenvolvimento bélico, criou um clima favorável à guerra como forma de resolver as rivalidades da corrida imperialista. Assim como a Alemanha, as demais potências se preocuparam em fornecer o exército e a marinha, ultilzando os progressos da indústria e da ciência em favor da tecnologia militar.
Essa época de corrida armamentista e de ausência de guerras na Europa-entre 1890 e 1914- ficou conhecida como a Paz Armada. A adoção do serviço militar obrigatório, a crescente influência dos exécitos na sociedade e na política de seus países, a exaltação patriótica e cívica, bemcomo as várias zonas internacionais de tensão, criadas pela expansão imperialista, estabeleceram condições extremamente perigosas, que a qualquer momento poderiam levar as potências européias ao confronto direto.
- Causas: a concorrência econômica entre as potências Industrializadas, a disputa colonial, os movimentos nacionalistas (Revanchismo Francês, Pan-Eslavismo, Pan-Germanismo).
- Alianças Principais: Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) e Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia).
- Estopim da Guerra: assassinato do arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando (28/06/1914)
- Primeira Fase (1914-1915): movimentação de tropas e equilíbrio das forças.
- Segunda Fase (1915-1917): Guerra de Trincheiras.
- (1917-1918): entrada dos Estados Unidos, ao lado da França e da Inglaterra. Derrota da Alemanha.
- Enquanto a Europa estava em guerra, os Estados Unidos desenvolviam sua economia. Exportavam para a Europa e ampliavam sua participação nos mercados industriais do mundo.
Nações
- Tratado de Versalhes (1919): impôs duras condições à Alemanha derrotada, beneficiando as nações vencedoras. As condições humilhantes impostas à Alemanha provocaram a reação das forças políticas do país no pós-guerra.
- Liga das Nações: teria como missão preservar a paz mundial. A Liga revelou-se um organismo impotente para cumprir sua missão, pois não contava com a participação de importantes países como Estados Unidos, URSS e Alemanha.
tropas americanas na Europa
ARQUIDUQUE FRANCISCO FERDINANDO
SUGESTÕES DE LIVROS:
A primeira guerra mundial de Luís César B. Rodrigues.
história contemporânea de Jacques Néré, Difel.
o Séc. XX , de René Rémond ,CULTRIX.
SUGESTÕES DE FILMES:
0 comentários:
Postar um comentário